Anagramas Ocultos em Ordem dos Fantasmas


O anagrama é uma figura de estilo que joga com o sentido oculto. No poema The Raven, de Edgar Allan Poe, o refrão 'Nevermore' tem no advérbio de tempo 'never' um anagrama de 'raven', título do poema. O Corvo (Raven) repete, ao longo do poema, no lamento monótono do refrão, a expressão 'never more' (nunca mais). Nessa medida, a palavra 'never', desolado refrão que o pássaro imutavelmente repete, constitui numa imagem invertida da própria palavra Raven (Corvo). O corvo não podia dizer outra coisa a não ser virar seu próprio nome pelo avesso. 

Se a linguagem é um jogo, se a arte é um jogo, se cada palavra é um jogo, esse jogo, lingüístico, artístico, literário pode ser vital ou letal. O uso decidirá o caráter e a finalidade da palavra, divina e diabólica, ao mesmo tempo. Quantos mistérios se incrustam na palavra, que o anagrama (re)vela! 

Não por coincidência Eucajus é um poeta, e fez uso de inúmeros anagramas em Ordem dos Fantasmas, criteriosamente criados com a finalidade específica de revelar ou ocultar algo mágico ao leitor curioso (ativo), para não cometer spoiler, vou citar um exemplo revelado na própria narrativa, um exemplo para demostrar a profunda magia que este livro contém: 

- Convidado Linear, deseja ver o que ouve e ouvir o que vê? 
- Sim, disse eu! 
- Convidado Linear, deseja matar a escuridão que vive em ti? 
- Sim, disse eu! 
- Convidado Linear, para renascer puro na fonte da luz pura, jura fidelidade a Ordem? 
- Sim, disse eu! 
- Que as nove filhas da Mnemósine iluminem aquiescência do neófito. 
- Aqui e agora nasce uma criança sem medo do escuro e aqui e agora morre um homem com medo da luz! 
- Nel mezzo del cammin di nostra vita, dove l'umano spirito si purga. Fu'io, e vidi cose che ridire. I gli abandono... Vide lindo arcano! Vide lindo arcano! Vide lindo arcano! (Ordem dos Fantasmas - 'O Juramento'- Pág. 124)

Convidado Linear - anagrama de - Leonardo da Vinci
Vide lindo Arcano - anagrama de - Leonardo da Vinci

A magia é que "Vide lindo arcano" em latim, significa, veja o lindo mistério!

Fã Nº01